PromoNascido em 1980, Nando Moraes, hoje um dos mais conceituados músicos da região de Campinas, teve suas primeiras aulas de violão aos 14 anos e desde então seguiu seus estudos com diversos professores particulares de violão e principalmente de guitarra.

Foi primeiramente reconhecido pelo trabalho com a banda Lethal Fear (Heavy Metal) da qual foi fundador em fins de 1997 (permanecendo até meados de 2009) e com a qual lançou vários trabalhos, destacando-se os álbuns Unleashed (2006) e Y2black (2008). Todos os trabalhos do Lethal Fear, desde os CDs demo obtiveram ótimas resenhas na mídia especializada (incluindo vários “destaques da edição”), com várias menções destacando os trabalhos de guitarras.

Também nesta fase adquiriu grande experiência em apresentações ao vivo tendo se apresentado em bares, casas de show e grandes festivais, inclusive ao lado de grandes nomes do rock brasileiro (Sepultura, Angra, Shaman, Dr. Sin, entre outros).

No campo didático iniciou seu trabalho como professor em 1999, e em 2008 fundou sua própria escola de música no intuito de trabalhar livremente sua própria metodologia desenvolvida ao longo de mais de 10 anos lecionando e pesquisando. Assim nasceu a Adagio Escola de Música, da qual é professor e coordenador.

Seu trabalho solo de rock instrumental nasce em 2008, paralelo aos trabalhos com a banda Lethal Fear, tendo feito sua estreia no Festival de Inverno de Amparo de 2008, atualmente, no entanto, é o trabalho principal do guitarrista.

As composições de Nando Moraes aproximam-se mais do tipo de música instrumental feita por bandas de rock, ou seja, priorizam riffs, temas e grooves, abrem espaço para todos os instrumentos e há bastante cuidado com forma e arranjos, ao contrário de composições de guitarristas solo nos quais a banda parece apenas executar uma base em loop para um interminável solo de guitarra. Assim são músicas que tem agradado ouvintes de Rock/Metal em geral e não apenas guitarristas em workshops. Alguns artistas de referência para o estilo são Rush, Pink Floyd, Jethro Tull, Metallica, Iron Maiden, Joe Satriani, Steve Vai, Gary Moore e os brasileiros Ricky Furlani e Faiska, entre outros.

Em 2012 realizou seu primeiro trabalho para cinema com a composição e gravação da trilha sonora original para o média metragem “A turma da Rua 15”, com direção de Alexandre Cruz e Arminda Riolo e produção de Ana Luiza Garritano Borja.

Em 2015 lançou seu primeiro álbum solo chamado Ignited!, contendo sete faixas instrumentais, todas de autoria de Nando Moraes. O álbum tem sido um grande sucesso de crítica, em resenhas que tem destacado tanto suas habilidades como guitarrista quanto seus méritos como compositor. Leia nos links abaixo algumas resenhas do disco.

http://metalsamsara.blogspot.com/2015/04/nando-moraes-ignited-cd.html

http://heavynrollspace.blogspot.com.br/2015/05/resenha-nando-moraes-ignited-2015.html

http://musicacontinuaamesma.blogspot.com.br/2015/05/nando-moraes-ignited-2015.html

http://www.newhorizonszine.blogspot.com.br/2015/05/nando-moraes-leveza-da-musica.html

Discografia

Lethal Fear (2004 – EP)
Lethal Fear – Mephisto (2005 – EP)
Lethal Fear – Unleashed (2006 – álbum)
• Lethal Fear – Y2black (2008 – álbum)

A Turma da Rua 15 (filme média metragem, composição de trilha sonora original)

• Nando Moraes – Ignited! (2015 – álbum)